
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento essencial para os condutores de veículo, pois comprovam que estão habilitados à condução. Porém, você conhece a versão eletrônica dela? É a CNH Digital, cujos detalhes você verá hoje, aqui.
Esse é um documento eletrônico que pode substituir a versão física. Assim, pode ser muito mais prático ao evitar perdas e extravios. Ao mesmo tempo, evita preocupações com abordagens policiais naquele dia em que a documentação original ficou em casa.
Abaixo, tire todas as suas dúvidas sobre a CNH de formato digital, como ela funciona, quem pode fazer uso dela e diversas outras informações relevantes sobre o documento.
Venha para a TIM e experimente ter muito mais. Saiba tudo aqui!
O que é CNH Digital?
Conforme brevemente dito, a CNH no formato digital nada mais é que o modelo digitalizado da carteira nacional de habilitação. Ou seja, há mudança apenas no formato.
Portanto, ela é uma forma de posse do documento sem que para isso seja necessário tê-lo em mãos, fisicamente. Ela fica salva no celular, em um aplicativo específico.
Ela surgiu no Brasil em 2018. A partir de então sua implementação se deu aos poucos, atingindo os estados brasileiros.
A CNH Digital tem validade em todo o território nacional?
Sim. O Rio de Janeiro foi o último estado brasileiro a admitir esse tipo de documentação digital.
Contudo, atualmente todos os estados, bem como o Distrito Federal, admitem o uso do documento em substituição à CNH física.
CNH Digital substitui completamente a versão física?
Sim. O documento possui todas as informações que também estão presentes na versão física da carteira de habilitação.
Portanto, seu uso ocorre sempre para substituir o documento físico sem qualquer tipo de óbice ao condutor do veículo.
Qual a validade da CNH digital?
A validade da CNH no formato digital é de 05 anos. Ou seja, ela tem validade pelo mesmo período que a versão física.
Portanto, após 05 anos da emissão da CNH (quando já definitiva) é preciso renovar tanto a física quanto a digital.
Quem pode fazer uso da CNH do tipo digital?
A CNH Digital está disponível para todos os brasileiros que possuem o modelo novo de carteira de habilitação, que têm expedição desde 2017.
Explica-se: nesse ano, houve uma alteração nos modelos. A partir de então, a expedição de todos eles ocorre com a impressão de um QR Code no meio do documento.
Esse QR Code, aliás, é utilizado para o registro da CNH do tipo digital. Somente através dele, pois, é que o sistema confere legitimidade para a expedição do documento digitalizado.
Assim, a obtenção da CNH Digital somente é possível para quem possui documento de habilitação expedido (ou renovado) a partir de 2017.
Se esse não for o seu caso, há duas opções: a primeira é requerer perante o DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) de acordo com seu estado, a emissão da segunda vida do documento. A outra, assim, é aguardar o prazo de validade da carteira atual para expedição de uma nova.
Quais são as vantagens da CNH digital?
São inúmeras as vantagens do uso da versão digital do documento. Dentre as principais estão precaução contra multas e apreensões por esquecimento da CNH física.
Ainda, evitam-se situações de extravio do documento e se confere muito mais praticidade à vida do motorista.
Por outro lado, deve-se ter cuidado. A CNH Digital dispensa a presença da em formato físico. Contudo, em caso de ausência de bateria no celular, há prejuízo à apresentação do documento.
Isso faz com que se considere pela ausência do documento, gerando multa pecuniária e pontos na CNH.
Assim, para se evitar esse tipo de dor de cabeça é interessante sempre ter no porta-luvas uma cópia autenticada do documento físico. Também, certificar-se de sempre ter um cabo para carregar o aparelho dentro do veículo.
Como obter a CNH digital?
Para obter a versão digital do documento, siga esse passo a passo:
- Primeiro, acesse a loja de aplicativos do seu celular (App Store ou Google Play) e faça o download e a instalação do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”;
- Logo em seguida, cadastre-se com a concessão de alguns dados;
- Após, deve-se confirmar o cadastro. Isso ocorre por meio do acesso a um link que, por sua vez, encaminha-se ao e-mail que você registrou;
- Então, depois de acessar o link é preciso clicar, na sequência, em “Adicionar documento” > “CNH Digital” > “Pelo celular”;
- Nesse momento, o aplicativo irá requerer a leitura do código QR Code que está na CNH física. Para tanto, aponte a câmera do seu celular para o código, captando-o;
- Por fim, será necessária também a realização de uma comprovação de vida. Use a câmera de selfie para isso e faça alguns movimentos com a cabeça perante ela.
Pronto! A validação terminará com o cadastro de um número de celular e senha de 4 dígitos. Com isso, a CNH Digital estará sempre em mãos, evitando vários constrangimentos.